18 de dez. de 2014

Colégio Estadual Senhor do Bonfim: Atividades e Seminários


As nossas atividades iniciaram-se mais especificamente no mês de abril no Colégio Senhor do Bonfim. Equipe formada quase que exclusivamente com membros que foram selecionados pelo novo edital. Inclusive o colégio Senhor do Bonfim foi selecionado nesse novo edital. Enfim, iniciou-se as aulas e nós tivemos nossas primeiras experiências enquanto estudantes de graduação de volta ao colegial. O retorno ao ambiente escolar, agora sob a condição de colaboradores nos fez perceber o quão importante é a relação entre o ensino superior e o ensino médio. Em nossa atual condição, estudantes de filosofia, pibidianos, temos como tarefa viver aquelas experiências e conhecer tal realidade para se possível aplicar um projeto que possa intervir naquela realidade onde estamos inseridos. 





Dentro dos moldes da educação moderna, ainda espera-se que ela, a educação, sozinha, solucione os problemas que nós mesmos geramos. Percebemos com bastante clareza que a educação pública ainda não conseguiu transpor os muros do ambiente escolar, pois, a formação escolar está longe do seu sentido originário, pois, não possibilita uma formação integral do indivíduo. Nesse sentido é interessante ressaltar a influência sofrida pelo organização escolar em suas várias esferas em relação as mudanças nas conjunturas políticas que perpassaram a realidade do ensino público no Brasil. A educação pública, gratuita e de qualidade apesar de já está arregimentada pela força da leis, ainda não conseguiu transpor a barreira dos códigos legislativos e se materializar na realidade como um impulso contra o processo de exclusão social decorrente não só da falta de formação, mas também da ausência de bons cidadãos.






Um ponto central da discussão é que a escola deve situar-se em sua realidade concreta, e essa relação com a realidade deve permitir a superação dos modelos preestabelecidos de ensino em relação à formação dos alunos, cabe aos docentes atentar-se para realidade de seus alunos e organizar coletivamente ações que permitam os alunos compreenderem também as relações de poder que permeiam a sociedade, bem como o papel de cada um, isto é,como sujeitos-históricos e com poder decisório.
Consequência disso é o desafio de se ensinar filosofia, sobretudo no ensino médio. O primeiro esforço necessário é demostrar aos alunos que há outras perspectivas possíveis de se pensar acerca do que é a educação e a filosofia, e de como ambas se relacionam e são fundamentais para a construção e crescimento de uma sociedade. Conforme Jaeger"Todo povo que atinge um certo grau de desenvolvimento sente-se naturalmente inclinado à prática da educação." (JAEGER,W. 2011, p. 3). Assim, a filosofia em conjunto com a educação constituí-se como sendo um dos caminhos privilegiado para a compreensão do mundo e do homem, ter como um desses caminhos pensar a educação.

II Seminário Interno PIBID FILOSOFIA UFBA
O discurso e a prática educativa, por sua vez, possuem em seu interior uma determinada visão do homem e do mundo e, então, inegavelmente uma posição filosófica definida. Portanto, assim, ficam evidentes as íntimas relações que se estabelecem entre Filosofia e Educação. Desde os antigos gregos aos filósofos dos nossos dias, percebem-se caminhos de convergência entre os diferentes campos do saber filosófico e da ciência pedagógica, explicitando-se, desse modo, as possibilidades de diálogo e de aproximações entre os habitantes destes dois espaços de entendimento e compreensão da vida, do homem e do mundo. Contudo, não se trata certamente de imposições ou interferências de uma ou outra (filosófica ou pedagógica), julgando-se uma com capacidade superior de entendimento de mundo e do homem, mas, de trocas teórico-conceituais que se foram tecendo juntas como os diferentes fios que se juntam para constituir uma única peça.


A partir do cenário atual da educação brasileira e dos inúmeros desafios postos a prática da docência é dever do docente traçar estratégias que superem as barreiras para ao pleno desenvolvimento dos alunos. Não é nenhuma surpresa dizer o quão sucateada se encontram as nossas escolas, que os nossos professores não tem condições de ter os matérias mínimos para desenvolver um trabalho digno. Diante dessas condições, torna-se notório que nossa educação não atinge plenamente a finalidade da sua existência. Então, faz se necessário todo empenho e dedicação na busca de sanar tais problemas. Os ensaios e as tentativas de compreensão e elucidações dos problemas educacionais são um importante passo para resolução de tais problemas.

* Artigo elaborado coletivamente pelos bolsistas do Colégio Senhor do Bonfim, apresentado no II Seminário Interno Pibid Filosofia UFBA. 






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